Podologia
Áreas específicas da Podologia
Biomecânica
Representa uma área da Podologia que se encarrega de estudar o pé e membro inferior, tanto em estática como em dinâmica, as diferentes fases da marcha humana, a funcionalidade do pé e as diferentes forças que atuam sobre o mesmo, com o intuito final de observar as suas repercussões no aparelho locomotor. Esta avaliação pode ser conseguida através do auxílio de sistemas computorizados que detetam as principais alterações do apoio do pé.
Quiropodologia
Área da Podologia que estuda os processos patológicos e trata as patologias causadas por alterações sistémicas, quer ao nível dermatológico, e os seus processos de queratinização, quer ao nível do aparelho ungueal mediante a aplicação de diferentes técnicas e procedimentos locais, com o objetivo final da cura e conservação da saúde do pé.
Podologia geral
Área da podologia que se dedica ao estudo anátomo-fisiológico global do paciente, reunindo todas as informações clinicas necessárias para um diagnóstico mais exato.
Ortopodologia
Área da Podologia que desenvolve suportes plantares personalizados (palmilhas ortopédicas). Com objetivo de melhorar a funcionalidade e prevenir as deformidades dos pés, tratar as alterações dolorosas e estruturais ao nível do pé, restante membro inferior e coluna com objetivo de equilibrar as pressões em estática e dinâmica. Os tratamentos ortopodológicos de eleição consistem em ortóteses digitais e suportes plantares personalizados, que contribuem muitas vezes para uma resposta terapêutica eficaz antes de se recorrer a qualquer tipo de intervenção cirúrgica.
Cirúrgia
Área da Podologia que consiste no uso de técnicas cirúrgicas sistematizadas, orientadas para o tratamento de certas afeções ou deformidades digitais dos pés, que se realizam mediante anestesia local e sem necessidade de internamento.
Áreas de Intervenção
Pé diabético (Pé de risco)
O pé de risco é caraterizado como sendo aquele pé que apresenta alterações do foro neurológico, metabólico, sistémico e vascular. O pé diabético é uma das maiores preocupações num paciente que padece de diabetes mellitus, pois o aparecimento de ulceras ou outro tipo de lesão nos pés pode, em alguns casos, obrigar à amputação do pé ou parte dele.
Podologia desportiva
A prática desportiva é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico, torna-se indispensável o estudo e tratamento do pé do desportista com o intuito de diminuir o aparecimento de lesões no pé e membro inferior, e otimizar o seu rendimento desportivo.
Podologia geriátrica
As alterações não corrigidas, as múltiplas agressões ao longo de uma vida inteira no pé dos menos novos são significativas, a consulta de Podologia contribui para a melhoria da qualidade de vida destes doentes.
Podologia infantil
O diagnóstico e tratamento do pé da criança é essencial para assegurar um crescimento correto e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.
Podologia laboral
As várias e longas horas de trabalho diário obrigam-nos, por vezes, a permanecer em bipedestação longos períodos de tempo que se podem refletir em agressão e sofrimento para os pés. Para atenuar estes problemas, devemos determinar as causas e encontrar soluções adaptadas a cada situação profissional.